1º CICLO

Continuando na senda de um crescimento global e equilibrado do aluno, a prática educativa do Colégio promove o desenvolvimento integrado das áreas cognitiva, pessoal, social, artística, afetiva e cívica.

Até há bem pouco tempo a primeira fase da aprendizagem formal e para muitos a única, o primeiro ciclo é para nós uma fase crucial do ensino. Não podemos deixar de lhe conferir uma importância decisiva e esforçamo-nos para que as nossas crianças adquiram, nesta fase, os conhecimentos basilares e desenvolvam as competências elementares em que assentará o seu futuro.

Com base numa pedagogia sociocentrada no aluno, em que cada um deles é um ser único e diferenciado mas também um membro indispensável daquele grupo concreto que é a turma, vamos assumindo o papel de mediadores de aprendizagens, respeitando e valorizando necessidades, interesses e potencialidades específicas.

Cientes da relevância desta fase e da, ainda tão frágil, estrutura emocional das crianças quando a atravessam, preocupamo-nos com a criação de um ambiente afetivamente rico e estável nas salas de aula, favorecendo a maturação pessoal-social e cognitiva.

Sem nunca esquecer o peso dos afetos na aprendizagem, investimos na formação académica dos nossos alunos, privilegiando uma abordagem transversal e multidisciplinar das áreas basilares do Português e da Matemática, com particular enfoque na expressão escrita e no cálculo mental. O Estudo do Meio, o Inglês as Expressões Artísticas e Físico-motora e as Tecnologias, são encarados, não como complementos, mas como partes integrantes e fundamentais da formação global dos alunos.

A par da construção interdisciplinar de saberes, ao longo deste período, é nossa intenção preparar os alunos para uma transição, o mais harmoniosa possível, para o segundo ciclo, promovendo o desenvolvimento de capacidades tão essenciais como a autonomia e a responsabilidade.