3º CICLO

Este ciclo de escolaridade caracteriza-se pela transição gradual, mas definitiva, para a adolescência. As profundas alterações que se registam a nível físico, emocional e intelectual requerem uma atenção redobrada e um olhar mais atento por parte da escola e das famílias.

Nesta fase destacam-se e ganham maior visibilidade as opções pessoais, nas várias dimensões do ser humano: da escolha dos amigos, à escolha do modo de vida, do modo de estar na escola ao modo de estar nos tempos livres, da definição de prioridades à definição de valores, do entendimento do eu ao entendimento do outro.

Assim neste 3.º ciclo consideramos fundamental a associação da dimensão escolar, à crescente autonomia do aluno e a uma progressiva consciência do papel que é chamado a assumir na definição do seu futuro.

Neste sentido, tentamos estabelecer pontes para os nossos alunos, com o intuito de facilitar a passagem para as próximas etapas, em particular o Ensino Secundário.

Assim, damos grande importância à diversidade pedagógica, ao acompanhamento dos acontecimentos nacionais e internacionais, a fim de dotar os alunos das mais variadas ferramentas, para intervirem de forma construtiva na sociedade onde se inserem. Neste pressuposto, a diferenciação pedagógica assume-se como uma prioridade na estruturação das práticas pedagógicas, dentro e fora da sala de aula.

Procuramos com esta a abordagem diferenciadora conseguir fazer desabrochar de forma criativa os talentos e os desejos dos alunos, criando neles relações sociais mais generosas e cooperativas, ao mesmo tempo que se estimula o crescimento de cidadãos bem preparados e responsáveis.

Para além do currículo nacional previsto, Colégio D. Luísa Sigea oferece, como segunda língua estrangeira o Francês, a partir do 7.º ano.

O Colégio disponibiliza ainda a disciplina de Criatividade & Inovação no 7.º e 8.º anos, em articulação com a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta área curricular visa o desenvolvimento, nos alunos, de um conjunto de competências de pensamento criativo, crítico e analítico, enquanto promotoras de outras aptidões e capacidades indispensáveis às restantes disciplinas curriculares, visando essencialmente a resolução criativa de problemas e a sua importância nos dias de hoje.

No 8.º ano, como Oferta Complementar, os alunos usufruem da disciplina de Projeto em Ação, cujo objetivo é levar os alunos a desenvolverem trabalhos de projeto de caráter transversal, sendo privilegiado o rigor ao nível das pesquisas efetuadas, a seleção e organização da informação, o aprofundamento da metodologia de projeto, o desenvolvimento da autonomia e um trabalho cada vez mais profundo ao nível da apresentação oral dos projetos.

Como Oferta Complementar, as turmas do 3.º ciclo tem igualmente um tempo semanal de Formação Sigea, a cargo do Diretor de Turma, que visa desenvolver os valores subjacentes ao Projeto Educativo do Colégio.