Leituras cruzadas...

2019-03-23 - 3.º e 5.º anos

No passado dia 23 de janeiro, teve lugar a primeira sessão do projeto "Leituras cruzadas, experiências partilhadas", desenvolvido em conjunto pelas turmas do 3.º e 5.º anos, no âmbito da disciplina de Português.

Tendo sido esta sessão dedicada ao estudo das fábulas, os alunos começaram por ler e ver, em suporte vídeo, alguns exemplos deste tipo de texto, recordando as suas características. Em seguida, e já divididos em pequenos grupos compostos por elementos das duas turmas, foram desafiados a escrever uma fábula a partir de uma moralidade dada pelos professores. Finalmente, os alunos do 3.º ano, nas suas aulas de Expressão Plástica, deram cor às fábulas que tinham criado, criando uma banda desenhada.

Tratou-se, sem dúvida, de um interessante momento de partilha e de aprendizagem para todos os envolvidos, não apenas porque tiveram a oportunidade de contactar de uma forma mais próxima com alunos de um outro ciclo de ensino, mas também porque puderam, de um modo diferente, trabalhar conteúdos lecionados na disciplina de Português.