Data:
2018-05-17 - 6.º ano
No passado dia 17 de maio a turma do 6.º ano teve a oportunidade de visitar a chamada “Casa da Democracia”, ou seja, a Assembleia da República e assim conhecer por dentro um dos órgãos do nosso Poder Central. Foi uma oportunidade única de consolidarem os conteúdos de História e Geografia de Portugal que tinham sido trabalhados em sala de aula.
Numa visita de dia inteiro os nossos alunos puderam, na parte da manhã, viajar no tempo e descobrir as origens do antigo convento de S. Bento da Saúde, desde a sua fundação, no século XVI, até ao século XIX, aquando da extinção das Ordens Religiosas, o que levou ao aproveitamento do espaço do convento para o exercício do poder político.
Numa visita demorada às diferentes áreas, em especial as mais emblemáticas como o Hemiciclo, “Os passos perdidos” e a Sala do Senado, descobriram igualmente as principais competências do atual parlamento, bem como as funções e tarefas dos deputados eleitos.
Foi emocionante a oportunidade de se poderem sentar nos lugares dos deputados e perceberem como se organizam e funcionam os trabalhos parlamentares.
Depois de um almoço retemperador, assistiram à sessão plenária, onde nas galerias puderam testemunhar cerca de 30 minutos de acalorados debates, ouvindo a intervenção de diversos deputados, acerca de uma proposta de lei sobre o sigilo bancário.
Foi uma experiência inesquecível, pois foi possível ver “ao vivo e a cores”, o que habitualmente só conhecemos através da televisão.
